sábado, 20 de fevereiro de 2016

Funceme registra chuvas em 51 municípios cearenses neste sábado

chuvas
Fortaleza e mais 50 municípios cearenses amanheceram com chuva forte e muito vento neste sábado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o motivo é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN – sistema de circulação horária a aproximadamente 12km de altura) na região Nordeste do Brasil. A ZCIT é o principal sistema meteorológico que atua durante a quadra chuvosa no Estado.
Entre a noite de sexta-feira (19) e a manhã deste sábado (20), muita chuva em várias partes do Ceará. Fortaleza registrou uma das maiores do ano, com 78 milímetros de precipitação, segundo a Funceme (Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos). Os dados foram coletados no posto de verificação da Água Fria.
A previsão da Funceme para este sábado é de nebulosidade variável com chuvas isoladas em todas as regiões do Ceará. Para domingo, espera-se nebulosidade variável com eventos de chuva na região Jaguaribana e, nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Já para segunda-feira, a expectativa é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões do Estado.
Em Fortaleza, o motorista deve evitar os tradicionais pontos de alagamento, como as avenidas Heráclito Graça e Pontes Vieira e as ruas João Firmino e Eugênio Gadelha, no bairro Damas. Na BR-116, na altura do km 6, próximo ao viaduto da Oliveira Paiva uma árvore caiu na pista e bloqueia as pistas da esquerda e central no sentido Centro-Messejana.
Alguns pontos de Fortaleza alagaram, atrapalhando quem precisou sair de casa na manhã deste sábado. Houve registro de quedas de árvore na Rua Humberto Monte, no acesso da Parangaba e Montese, e na Lagoa Redonda.
Confira as10 maiores chuvas por Municípios até às 10h deste sábado:
Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 78.0 mm
Acaraú (Posto: Acarau) : 72.0 mm
Fortaleza (Posto: Pici) : 68.6 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 59.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) : 50.0 mm
Acaraú (Posto: Aranau) : 48.4 mm
Morada Nova (Posto: Fazenda Lacraia) : 46.8 mm
Crateús (Posto: Tucuns) : 40.0 mm
Maracanaú (Posto: Maracanau) : 37.0 mm
Crateús (Posto: Monte Nebo) : 36.0 mm
Ceará Agora

UNILAB Suspeito de atirar em estudante deve se entregar nas próximas horas, afirma Polícia. Homens do Batalhão de Baturité estão de campana em Alto Santo Antônio, em Redenção, onde fica a suposta residência do acusado.

por Redação Diário do Nordeste Karliano e a estudante Thaislane Marcelino de Oliveira tiveram um namoro conturbado entre um e dois anos - ...