Polícia apreende 27 armas durante todo o feriadão no CE


Vinte e sete armas foram apreendidas pela Polícia durante o Carnaval no Ceará, no período entre as 18h de sexta-feira (6) e a noite de ontem. O balanço, ainda parcial, foi realizado com base em relatórios de ocorrências policiais obtidos pelo Diário do Nordeste. O número consolidado deve ser divulgado amanhã, pela Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS).

Foram apreendidos 15 revólveres, nove pistolas e três espingardas. Além do armamento, a Polícia ainda apreendeu grande quantidade de munição de calibres variados, facas e até um machado, que foi utilizado em um assassinato no domingo (7), na cidade de Maracanaú.

Entre as apreensões, destaca-se a realizada sábado (6), durante uma operação da Polícia Militar (PM) no município de Cariús, distante 426 km de Fortaleza. Na ocasião, quatro pessoas foram presas e quatro adolescentes apreendidos com dois revólveres calibres 38 e uma espingarda calibre 12, além de munição e entorpecentes.

Conforme o tenente-coronel Tibúrcio, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o bando é suspeito de comandar o tráfico de drogas naquela cidade. Os detidos foram identificados como Elson Gomes da Silva, 27; Cícera Micaela de Souza Ferreira, 26; Maria Betânia de Sousa Silva, 36; e Ednelânia Caboclo dos Santos, 19.

Após as prisões, os suspeitos foram encaminhados às delegacias do municípios do Cedro e Assaré e autuados, de acordo com suas participações, pelos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha e corrupção de menores. Os adolescentes, foram conduzidos à Delegacia de Iguatu, onde prestaram esclarecimentos e foram liberados.

Já no domingo (7), uma equipe da Cavalaria da PM realizou a prisão de quatro homens durante a festa de Carnaval na Praia do Morro Branco, em Beberibe. A patrulha abordou os suspeitos em um veículo Toyota Corolla com queixa de roubo.

No interior do veículo, os policiais encontraram uma pistola calibre 638 e 12 cápsulas. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Municipal de Beberibe, onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de armas.

Em uma outra operação, desta vez efetuada por policiais do Batalhão de Policiamento e Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Crato, um homem foi preso com uma espingarda, munição e um facão. Segundo a Polícia, o suspeito, identificado somente como Walderlanio, havia entrado em confronto com soldados do BPRaio, mas acabou preso quando tentava se esconder na casa de familiares.

Em três ações realizadas na última segunda-feira (8), nas ruas de Fortaleza, seis pessoas foram presas e um adolescente apreendido portando armas de fogo. As ações aconteceram nos bairros Parreão, Granja Portugal e Quintino Cunha.

No fim da tarde, na Rua Ambrósio Machado, Parreão, quatro pessoas foram detidas. Em poder de uma delas, os policiais militares apreenderam um revólver calibre 32. Após a descoberta do armamento, os suspeitos foram levados para à Delegacia do 34º DP (Centro).

Algumas horas depois, patrulha da PM localizou um homem portando um revólver calibre 38. Ele recebeu voz de prisão e acabou autuado no 12º DP (Conjunto Ceará).

Na Rua Ilha do Bote, bairro Quintino Cunha, uma abordagem policial culminou na apreensão de um adolescente e na prisão de um adulto com uma pistola calibre 380.

Redução

O número de apreensões, mesmo que ainda parcial, aponta para uma redução de quase 76% em relação do Carnaval do ano passado. De acordo com o balanço final divulgado pela SSPDS em 2015, a Polícia realizou a apreensão de 75 armas durante o período. Somente em Fortaleza, o número de armas encontradas pela foi de 24. Na Região Metropolitana, a Polícia conseguiu apreender um total de 11 armas. O Interior Sul contabilizou 21 e Interior Norte 19.

Diário do Nordeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRMADO MORTE POT GRIPE H1N1.

Funceme fala em bom inverno no Ceará em 2017

PESSOA DESAPARECIDA EM LIMOEIRO DO NORTE