quinta-feira, 28 de julho de 2016

Sistema prisional caminha para estabilidade, diz secretário de Justiça

Sistema prisional caminha para estabilidade, diz secretário de Justiça
28/07/2016 | 11:44
Evilázio Bezerra /O POVO
Sistema prisional caminha para estabilidade, diz secretário de Justiça
O secretário de Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, cumpre agenda nesta quinta-feira, 28, em Brasília para buscar novos convênios para o sistema penitenciário do Ceará. Segundo o titular da pasta, a estrutura prisional do Estado está caminhando para a estabilização da crise nos presídios. A situação se agravou em maio deste ano com a greve dos agentes penitenciários, quando foram registradas rebeliões, fugas e mortes nas unidades.

"Acreditamos que o sistema caminha para sua estabilização. As rebeliões ocorreram em 21 de maio e nos impomos o prazo de 120 dias, a partir do dia 31 de maio, para que cheguemos a estabilização do sistema", disse Hélio Leitão em entrevista ao blog do Eliomar.

O secretário listou quais atividades foram realizadas para reverter o quadro no sistema. "Tivemos o trabalho de retomada das unidades, de recomposição estrutural. Neste intervalo, o governador Camilo Santana fez aprovar na Assembleia Legislativa a lei do abono do reforço operacional, a lei do bico, que permite que possamos ter no nosso serviço agentes penitenciários no período de folga. Medida importantíssima do governo para que possamos aumentar nosso efetivo. E também tivemos a presença aqui no nosso Estado de agentes penitenciários de outros Estados, que vieram nos apoiar nesse momento de crise", comentou.

Em Brasília, Hélio tratará sobre convênios nas áreas de aparelhamento de novas unidades prisionais, de reinserção social e de aperfeiçoamento da central de alternativas penais. O secretário afirmou que o novo Centro de Execução Penal e Internação Social (Cepis), em Itaitinga, ficará pronto em aproximadamente 60 dias. A unidade terá capacidade para 1.016 internos.

Fonte: http://mobile.opovo.com.br/app/fortaleza/2016/07/28/noticiafortaleza,3641068/sistema-prisional-caminha-para-estabilidade-diz-secretario-de-justica.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário