quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Artesã restaura imagens religiosas com mais de 70 anos de existência

Restaurações devem ser concluídas no final do ano (FOTO: Rede Jangadeiro FM)
Aos 50 anos, Darci Martins, natural de Limoeiro do Norte, se destaca como artesã e artista plástica. São, aproximadamente, 40 anos dedicados ao ofício. O amor pela arte e os primeiros desenhos surgiram quando ainda era adolescente. A mãe foi a grande incentivadora do trabalho.
O seu maior desafio esse ano é restaurar 14 obras sacras da Catedral de Limoeiro, peças com mais de meio século de existência. “Eu acho que nasci com o dom. Quando era criança, já pintava, desenhava, já me destacava na sala de aula”.
Segundo dona Darci, o trabalho de restauração das imagens santas começou em janeiro, quando teve o primeiro contato com as esculturas. Darci ressalta que o processo é lento e delicado para não danificar a peças. A artesã está satisfeita em contribuir com o patrimônio histórico e religioso da cidade. “É uma grande satisfação. Eu senti falta das imagens sacras e senti que tinha a responsabilidade de contribuir para a igreja”, acrescenta.
Ela destaca que a etapa principal da restauração das imagens religiosas da Catedral de Limoeiro é o acabamento, ou seja, a pintura devido à riqueza de detalhes nas imagens que requer bastante atenção. “Não sabia que daria um trabalho tão grande. Quando você começa a mexer na pintura, vai ver que existe um grande trabalho por trás de tudo isso”.
Ao todo, serão restauradas 14 obras sacras em gesso e alto-relevo, datadas do ano de 1946. De acordo com a Diocese de Limoeiro, essa é a terceira restauração ao longo de 70 anos. A entrega das imagens está prevista para o final do ano.
Fonte: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário