domingo, 7 de agosto de 2016

Cagece intensifica combate a 'gatos' a partir desta segunda-feira

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai intensificar ações de combate às perdas de água por fraudes na rede de abastecimento, conhecidas como "gatos", a partir desta segunda-feira (8). Objetivo é fiscalizar imóveis, identificar e eliminar fraudes por ligação clandestina, desvios de água, alterações na medição do hidrômetro, entre outros. Neste primeiro momento, a ação tem caráter educativo.

A primeira área a receber a ação será a Comunidade do Canal, no Bairro Damas, região que, segundo a Cagece, tem grande incidência de ligações de água cortadas ou suprimidas.

Até a quarta-feira (10), uma unidade móvel da Cagece estará na Rua Desembargador Praxedes, 163, para realizar atendimento aos clientes que, voluntariamente, optarem por regularizar a situação sem complicações legais.

Estes clientes terão garantidos benefícios e condições especiais, como a dispensa de pagamento da multa por infração de fraude, segundo a Cagece.
Vistoria
Após o período de regularização voluntária, a Cagece começa a fiscalização com visitas nos imóveis para verificar irregularidades, retirar fraude e notificar com aplicação das penalidades previstas. Oito equipes de combate às fraudes estarão envolvidas na fiscalização.

A ação segue no bairro durante toda a semana e conta com apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

A fraude, além de ser considerada crime de furto, sob pena de reclusão, pode comprometer o abastecimento e a qualidade da água, provocar vazamentos, perda de pressão na rede e desabastecimentos. A Cagece estima que as fraudes são responsáveis por quase 50% das perdas de água da companhia.

Essa ação faz parte do Plano de Segurança Hídrica apresentado pelo Governo do Estado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), para reduzir em 20% o consumo de água do sistema integrado de abastecimento.

Como regularizar e denunciar
Quem quiser regularizar voluntariamente a situação deve procurar a unidade móvel da Cagece ou uma das lojas da companhia com uma conta antiga, identidade e CPF do cliente.

É possível denunciar fraudes de água por meio da Central de Atendimento Telefônico (0800.275.0195), do aplicativo Cagece Mobile para smartphones, do Chat Online no portal da companhia ou pelas redes sociais da Cagece.

Os tipos mais comuns de fraude nas ligações de água são: irregularidades no hidrômetro (rompimento dos lacres ou danos ao aparelho, como perfurações na cúpula); ligações clandestinas direto na rede de abastecimento; desvios de água antes do hidrômetro (by-pass); violação de ligações cortadas; violações do lacre do medidor; intervenções no cavalete do hidrômetro; lançamento indevido de água e esgoto na rede de esgotamento sanitário também é considerado fraude.

G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário