quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Mãe de Wesley Safadão tem candidatura cassada em Aracoiaba

AMIGOS DE PLANTÃO 28/09/16, 16:05h.

Mãe de Wesley Safadão tem candidatura cassada em Aracoiaba

Dona Bill é vice-prefeita e candidata à reeleição (Foto: Reprodução / Facebook)

Vice-prefeita de Aracoiaba e candidata à reeleição, a empresária Maria Valmira Oliveira – a Dona Bill (PSDB) – teve sua candidatura cassadapela Justiça Eleitoral. A decisão, que também a tornou inelegível por até oito anos, se estende também ao atual prefeito do Município, Antônio Cláudio (PSDB). Dona Bill é mãe do cantor de forró Wesley Safadão.

Ambos já recorrerem da decisão no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Como recursos do tipo tem efeito suspensivo imediato, eles permanecem candidatos até a conclusão do julgamento. Segundo decisão da juíza Cynthia Nóbrega, da 67ª Zona Eleitoral, coligação de Antônio e Dona Bill teria praticado abuso de poder econômico em caso envolvendo doação de três ambulâncias à Prefeitura.

Após a decisão, circularam rumores nas redes sociais de que os mandatos do prefeito e da vice, e não apenas seus registros de candidatura para a eleição deste ano, também teriam sido cassados. A informação, no entanto, não procede. Caso contrário, assumiria a Prefeitura o presidente da Câmara Municipal de Aracoiaba, Wellington Nonato da Silva, pai de Wesley Safadão.

Doação de ambulâncias

Segundo o processo, a doação foi feita através de uma série de empresas, mas foi anunciada no Município como proveniente de recursos próprios de Dona Bill. Ainda de acordo com a decisão, a “doação” foi alvo de grande divulgação em Aracoiaba, através de eventos, carros de som e fotos na página oficial da Prefeitura.

“Certo que o expediente utilizado repercutiu na vontade do eleitor, especialmente em uma cidade pequena, de disputa eleitoral tradicionalmente acirrada e eleitorado humilde em sua grande maioria”, diz a juíza. A decisão destaca ainda que página da Prefeitura teria sido utilizada para a promoção das candidaturas de Antônio e Dona Bill.

Outro lado

O Blog Política tentou entrar em contato com o prefeito e a vice-prefeita, mas não obteve resposta. Chamadas aos celulares de Dona Bill e Antônio Cláudio não foram atendidas.

Já o advogado da coligação rejeitou qualquer irregularidade e afirma que recorre do caso. A defesa afirma que a doação de ambulâncias, bem como sua posterior divulgação, não teve “qualquer conotação eleitoral”, sem menção a candidaturas ou números, sendo apenas uma ação “formal e regular” da Prefeitura.

(Grupo de Comunicação O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário