QUITERIANÓPOLIS-CE: MPF denuncia prefeito e mulher

24 de Setembro de 2016, às 07:12h

QUITERIANÓPOLIS

MPF denuncia prefeito e mulher

O prefeito do município de Quiterianópolis, José Barreto Couto Neto, e a primeira-dama do município, Juliana Monteiro Abreu, foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) em ação penal por desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A denúncia foi recebida pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que julgará o caso.

De acordo com a denúncia, o prefeito e a primeira-dama utilizaram verbas do Fundeb, entre os anos de 2013 e 2015, para pagar salários de um motorista particular. O profissional era cadastrado no Município como se fosse professor de nível médio.

Conforme o MPF, embora o Fundeb seja prioritariamente destinado ao pagamento de professores, a legislação admite que até 40% dos recursos do Fundo sejam utilizados na cobertura das demais despesas consideradas como de "manutenção e desenvolvimento do ensino".

O casal alegou que o pagamento do motorista deveria ter sido incluído na parcela de 40% do Fundeb, mas foi inserida nos 60% destinados ao pagamento dos professores por "erro do setor de contabilidade".

Para o MPF, "o empregado sequer prestou serviços em prol da manutenção e desenvolvimento do ensino, na qualidade de motorista do transporte escolar. Na realidade, trabalhou para empresa privada do prefeito e esposa, sendo remunerado com recursos públicos".

A assessoria do prefeito enviou nota à reportagem, rechaçando a denúncia do MPF. Conforme a nota, a gestão "sempre se pautou pela probidade e zelo pela res pública" enfatizando que quanto à denúncia "restará provado todo equivoco, inocentando os envolvidos".

  (Fonte: Diário do Nordeste)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funceme fala em bom inverno no Ceará em 2017

PESSOA DESAPARECIDA EM LIMOEIRO DO NORTE

Marido assassina esposa na cidade de Pereiro