sábado, 24 de setembro de 2016

UFC é a melhor universidade do Norte e Nordeste e a 10ª do País

FORTALEZA

UFC é a melhor universidade do Norte e Nordeste e a 10ª do País

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é a melhor universidade do Norte e Nordeste, segundo nova edição do Ranking Universitário da Folha (RUF). A UFC ficou em 10º lugar dentre as universidades do País, avançando uma posição nos cenários nacional e regional em relação ao ano passado. A lista foi divulgada nesta segunda-feira, 19.  

Para o reitor da Universidade, Henry de Holanda Campos, o resultado é uma conquista coletiva. "Ele reflete todo o esforço que vem sendo feito ao longo dos últimos anos e mostra que foi acertada a decisão de promover a expansão com qualidade e responsabilidade", afirma.

A UFC teve melhor desempenho obtido no quesito Internacionalização. Nessa dimensão, são avaliadas citações internacionais de artigo e trabalhos publicados em coautoria com grupos de pesquisa estrangeiros. A Universidade é a oitava melhor, nesse quesito, no País. De acordo com a coordenadoria de Comunicação Social da UFC, o setor ganhou reforço com descentralização da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI). A Universidade vai realizar, ainda neste semtestre, seminário de inovação e internacionalização.

Ainda segundo a UFC, o crescimento apresentado no RUF deve-se, principalmente, no quesito Ensino. A nota aumentou de 26,91 para 28,18. Com isso, avançando da 16ª para a 15ª posição. O reitor Henry Campos diz que a tendência é que esse  avanço continue sendo registrado nos próximos rankings. "Estamos desenvolvendo um trabalho de acompanhamento detalhado, disciplina a disciplina, o que deve se refletir ainda mais nos próximos anos", diz. Em Inovação, a UFC passou da 22ª para a 13ª posiçao nacional em apenas um ano, considerando números registrados até 2014.

Design-Moda

Ainda conforme o RUF, o curso Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC é o segundo melhor do País pela segunda vez. O ranking avalia os 40 cursos com maior número de egressos do País.

O RUF é um mapeamento anual realizado pelo jornal Folha de S.Paulo de 195 universidades públicas e privadas em cinco dimensões: pesquisa, ensino, inserção no mercado, internacionalização e inovação. O ensino é avaliado a partir de pesquisa do Datafolha baseada em 2.125 entrevistas com avaliadores do Ministério da Educação (MEC).

Dois outros cursos da UFC também estão entre os 10 melhores do País. São eles Física (9º) e Farmácia (10º). Os cursos de Arquitetura (11ª posição), Química (13ª), Matemática (13ª), Ciências Contábeis (14ª), Letras (14ª), Agronomia (15ª) e Medicina (15ª) também se destacaram.  

Veja a lista com as melhores universidades brasileiras

1ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – nota: 97,46
2ª – Universidade de São Paulo (USP) – nota: 97,03
3ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – nota: 96,77
4ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – nota: 96,54
5ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – nota: 95,72
6ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – nota: 93,01
7ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR) – nota: 92,37
8ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – nota: 92,13
9ª – Universidade de Brasília (UnB) – nota: 90,93
10ª – Universidade Federal do Ceará (UFC) – nota: 90,50

FONTE:  O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário