Ação de embelezamento resgata autoestima de pacientes com câncer


 

MAQUIAGENS E LENÇOS

Ação de embelezamento resgata autoestima de pacientes com câncer

04/10/2016 | 01:30

AURÉLIO ALVES/ESPECIAL PARA O POVO

Sobrancelhas bem desenhadas, cílios longos, olhos marcados e sorriso aberto. O que mais se destaca na expressão de Adriana Nepomuceno, 31, no entanto, é o brilho no olhar. A feição se ilumina ao falar em ajudar outras mulheres que também fazem tratamento contra o câncer de mama a se sentirem bonitas e a driblarem os efeitos colaterais da medicação.

Ela faz parte do grupo Mulheres Amadas Multiplicadoras de Amor (Mama), que arrecada esmaltes, maquiagens e lenços para doação em ações do Outubro Rosa — campanha que estimula a participação da população no controle do câncer de mama. Além de receber kits com os produtos, as pacientes do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) terão a oportunidade de pintar unhas, aprender a fazer as sobrancelhas e a se maquiar. As ações de beleza e autoestima serão realizadas hoje e nos próximos dias 11 e 18 deste mês.

Nas idas constantes ao hospital para o tratamento, presenciar a situação de outras mulheres que passam pelo mesmo problema gerou inquietação em Adriana e algumas amigas. “Uma vez tinha uma senhora com uma fraldinha na cabeça porque não tinha lenço”, lembra. Foi então que ela e outras pacientes decidiram abraçar a causa e acolher a dor do outro.

Vaidade

“Nem precisa perguntar se sou vaidosa, né?”, brinca ao arrumar o lenço na cabeça. O adereço faz parte de uma coleção colorida e indispensável desde a terceira sessão de quimioterapia, quando “já não tinha mais nada de cabelo”.

 

“O cabelo e a sobrancelha caem, as unhas ficam roxas, você fica com a autoestima baixa. Algumas pessoas ficam com depressão”, explica ela sobre o tratamento.

O grupo Mama surgiu há um mês, pequeno e composto apenas por mulheres que conheciam exatamente como era essa dor. Hoje, cerca de 60 pessoas, dentre pacientes, familiares e amigos, formam a corrente de solidariedade.

Mais do que artigos de beleza e um pouco do tempo pintando unhas e maquiando, os doadores e voluntários querem levar ânimo. “A gente reclama tanto da vida e algumas delas não têm um lenço pra amarrar na cabeça”, reflete Daniely Pereira, 37. A agente administrativa não apenas doou produtos. Ela colabora na arrecadação e espera ir pelo menos um dia para a iniciativa. “Eu acho que, pra elas, só em ter alguém lá pra ajudar já vai ser muito legal”, projeta. (Ana Rute Ramires/Especial para O POVO)

 

Serviço

 

Doação de esmaltes, lenços e maquiagens para o grupo Mama

O que foi arrecadado será utilizado em ações nos dias 11 e 18 de outubro no Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio)

Outras informações: (85) 9 9611 2001 ou 9 8757 9060


Grupo de Comunicação O POVO
Copyright © 2016,
Todos os direitos reservados

Fechar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRMADO MORTE POT GRIPE H1N1.

Funceme fala em bom inverno no Ceará em 2017

PESSOA DESAPARECIDA EM LIMOEIRO DO NORTE