terça-feira, 4 de outubro de 2016

Ação de embelezamento resgata autoestima de pacientes com câncer


 

MAQUIAGENS E LENÇOS

Ação de embelezamento resgata autoestima de pacientes com câncer

04/10/2016 | 01:30

AURÉLIO ALVES/ESPECIAL PARA O POVO

Sobrancelhas bem desenhadas, cílios longos, olhos marcados e sorriso aberto. O que mais se destaca na expressão de Adriana Nepomuceno, 31, no entanto, é o brilho no olhar. A feição se ilumina ao falar em ajudar outras mulheres que também fazem tratamento contra o câncer de mama a se sentirem bonitas e a driblarem os efeitos colaterais da medicação.

Ela faz parte do grupo Mulheres Amadas Multiplicadoras de Amor (Mama), que arrecada esmaltes, maquiagens e lenços para doação em ações do Outubro Rosa — campanha que estimula a participação da população no controle do câncer de mama. Além de receber kits com os produtos, as pacientes do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) terão a oportunidade de pintar unhas, aprender a fazer as sobrancelhas e a se maquiar. As ações de beleza e autoestima serão realizadas hoje e nos próximos dias 11 e 18 deste mês.

Nas idas constantes ao hospital para o tratamento, presenciar a situação de outras mulheres que passam pelo mesmo problema gerou inquietação em Adriana e algumas amigas. “Uma vez tinha uma senhora com uma fraldinha na cabeça porque não tinha lenço”, lembra. Foi então que ela e outras pacientes decidiram abraçar a causa e acolher a dor do outro.

Vaidade

“Nem precisa perguntar se sou vaidosa, né?”, brinca ao arrumar o lenço na cabeça. O adereço faz parte de uma coleção colorida e indispensável desde a terceira sessão de quimioterapia, quando “já não tinha mais nada de cabelo”.

 

“O cabelo e a sobrancelha caem, as unhas ficam roxas, você fica com a autoestima baixa. Algumas pessoas ficam com depressão”, explica ela sobre o tratamento.

O grupo Mama surgiu há um mês, pequeno e composto apenas por mulheres que conheciam exatamente como era essa dor. Hoje, cerca de 60 pessoas, dentre pacientes, familiares e amigos, formam a corrente de solidariedade.

Mais do que artigos de beleza e um pouco do tempo pintando unhas e maquiando, os doadores e voluntários querem levar ânimo. “A gente reclama tanto da vida e algumas delas não têm um lenço pra amarrar na cabeça”, reflete Daniely Pereira, 37. A agente administrativa não apenas doou produtos. Ela colabora na arrecadação e espera ir pelo menos um dia para a iniciativa. “Eu acho que, pra elas, só em ter alguém lá pra ajudar já vai ser muito legal”, projeta. (Ana Rute Ramires/Especial para O POVO)

 

Serviço

 

Doação de esmaltes, lenços e maquiagens para o grupo Mama

O que foi arrecadado será utilizado em ações nos dias 11 e 18 de outubro no Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio)

Outras informações: (85) 9 9611 2001 ou 9 8757 9060


Grupo de Comunicação O POVO
Copyright © 2016,
Todos os direitos reservados

Fechar

Nenhum comentário:

Postar um comentário