quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Boatos sobre exames de mamografia gratuitos se espalham nas redes sociais e órgãos desmentem

Fortaleza

 

OUTUBRO ROSA

Boatos sobre exames de mamografia gratuitos se espalham nas redes sociais e órgãos desmentem

Mensagens enviadas através da rede social WhatsApp com boatosde que a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc-CE) estão oferecendo mamografias gratuitas devido à Campanha Outubro Rosa, em Fortaleza.

Para desmentir os boatos e informar como as pacientes podem receber atendimento, o Meac divulgou em notaorientação de que as mulheres busquem primeiro atendimento no posto de saúde mais próximo - para que recebam avaliação necessária e agendem uma consulta no órgão.

Como realizar o exame

“Para consultas ambulatoriais a paciente precisa vir encaminhada do posto de saúde com o agendamento já feito. Em virtude da grande demanda por consultas, especialmente de Mastologia neste mês de combate ao câncer de mama, a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, vem ressaltar que, como instituição de referência na rede pública de saúde, o acesso às consultas em seus ambulatórios é feito por meio de encaminhamento da paciente pelas unidades básicas de saúde. Portanto, as mulheres que precisarem de consulta ou exames de imagem devem procurar o posto mais próximo de sua residência para solicitar lá mesmo, após avaliação do médico, o agendamento de sua consulta especializada na MEAC.”, informa o órgão em nota.

O Sesc esclareceu que embora esteja realizando diversas ações de conscientização neste mês, não está oferecendo exames gratuitos: “O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio-CE, informa que não está oferecendo exames gratuitos de mamografia. A Unidade Saúde Mulher do Sesc está, no momento, realizando uma série de ações educativas. Para mais Informações sobre as ações da entidade visite nosso site: www.sesc-ce.com.br

Outubro Rosa

Com o objetivo de tornar público a importância da prevenção do câncer de mama, a campanha surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos. O câncer de mama é mais comum entre as mulheres, para ser diagnosticado, é necessário o exame mamográfico em mulheres de 40 a 69 anos.  

Grupo de Comunicação O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário