sábado, 8 de outubro de 2016

GIRO NACIONAL

GIRO NACIONAL

*Força da natureza*
O furacão Matthew deixou um rastro de destruição no Haiti. Cerca de 850 pessoas morreram e 61.500 estão em abrigos. O número de vítimas pode aumentar, já que dezenas ainda estão desaparecidos.

O Matthew perdeu força e foi rebaixado para tempestade de categoria 3 ao chegar aos EUA. Mesmo assim o presidente Obama alertou para o perigo da força dos ventos, tempestades e enchentes que podem ainda atingir o norte da Flórida, além dos Estados da Geórgia e da Carolina do Sul. Leia mais

*Atraso na PEC do teto*
A proposta de emenda à Constituição que congela os gastos federais por 20 anos pode não ser votada na próxima segunda-feira na Câmara, como anunciado pelo Palácio do Planalto. Isso porque a base governista não conseguiu reunir na manhã de hoje o quórum mínimo de 10% dos 513 deputados para abrir a sessão de debates.

A chamada PEC do Teto foi aprovada ontem em uma comissão especial, mas só pode ir a plenário depois da realização de duas sessões ordinárias, de acordo com as regras do regimento interno da Casa. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), prevê que o governo terá "entre 350 e 360" votos a favor da proposta. São necessários 308 para que a proposta tenha prioridade imediata.
*Com ajuda dos amigos*
Aliados de Rodrigo Maia (DEM-RJ) já começaram a articular a reeleição dele para a presidência da Câmara. A escolha só vai acontecer em fevereiro de 2017.

Maia foi eleito após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Casa, em julho. Em 12 de setembro, o peemedebista teve o mandato cassado por 450 votos a favor, dez contra e nove abstenções.

*Lula x Doria*
Os advogados de Lula estudam entrar com medidas judiciais contra João Doria. O prefeito eleito de São Paulo disse em entrevistas que gostaria de visitar o ex-presidente em Curitiba, insinuando que Lula será preso pela Operação Lava Jato. Doria afirmou que levaria chocolates e até um cisne de presente a ele.

Lula já apresentou outra queixa criminal contra Doria na Justiça em abril, quando ele afirmou que o petista deveria participar da campanha municipal em São Paulo "antes de ser preso".

*Ainda foragidos*
Uma semana depois da fuga em massa de detentos de um presídio em Jardinópolis (SP) 121 presos ainda estão soltos nas ruas.

A fuga, no último dia 29, gerou pânico em moradores do distrito de Jurucê, que fica a 3 km do Centro de Progressão Penitenciária. O governo paulista informou que 349 dos 470 presos que fugiram foram recapturados. A rebelião não teve reféns ou mortos dentro da prisão, mas dois presos morreram na fuga.

*Balanço da semana*
A Bovespa fechou em alta de 0,77%, com 61.108,98 pontos. É o terceiro dia seguido de ganhos e o maior nível de fechamento desde 3 de setembro de 2014. Com isso, a Bolsa encerra a semana com valorização de 4,7%.

No mercado de câmbio, o dólar fechou em queda de 0,18%, cotado em R$ 3,217.

*Inflação subindo menos*
A inflação oficial no Brasil, medida pelo IPCA, fechou o mês de setembro em 0,08%. A taxa representa uma desaceleração em relação a agosto, quando a alta dos preços foi de 0,44%. Este é o menor índice desde julho de 2014, que registrou taxa de 0,01%.

O grupo dos alimentos apresentou a maior queda de preços em setembro. Já os custos de habitação, vestuário e comunicação ficaram mais caros. A projeção de inflação acumulada até o final do ano é de 7,23%.

*Avanço na medicina*
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, realizou o primeiro transplante de útero bem-sucedido da América Latina. Essa foi a terceira operação desse tipo no mundo todo.

Edmund Chada Baracat, diretor da Divisão de Ginecologia do hospital, destacou que este é um projeto experimental e que, ao menos por enquanto, não está aberto à população em geral.
*Trabalho engajado*
O Green Day lançou o disco Revolution Radio. É o 12º álbum de estúdio da banda. O vocalista do grupo, Billie Joe Armstrong, disse que o novo disco foi inspirado pela raiva dele em relação aos Estados Unidos, e também pelo surgimento de Donald Trump na política, algo que o deixa completamente assustado.

E para os fãs, mais novidades vem por aí. Recentemente o grupo anunciou também que vai produzir um filme baseado no disco American Idiot.

_*FONTE: UOL*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário