domingo, 16 de outubro de 2016

Missa encerra festejos de São Francisco das Chagas, em Canindé

Missa encerra festejos de São Francisco das Chagas, em Canindé

Missa reuniu cerca de 12 mil fieis e encerrou oficialmente os festejos

Canindé. Terminou neste domingo (16) os festejos em homenagem a São Francisco, neste Municípios do Sertão Central. De acordo com os organizadores, a festa ultrapassou o público de 200 mil pessoas que eram aguardadas. Romeiros de várias partes do País visitaram a cidade que devido à sua emblemática fé depositada em São Francisco, é conhecida por Assis Nordestina.

Uma missa realizada na Quadra da Gruta, ao lado da Basílica, encerrou os festejos. A missa foi celerada pelo arcebispo da Diocese de Fortaleza, dom José Aparecido Tosi. No final da tarde, uma caminhada com a imagem de São Francisco deve percorrer as principais ruas do Centro da cidade.

No último dia da festa, a cidade ficou ainda mais lotada. Devotos do santo padroeiro de Canindé não queriam perder a oportunidade de assistir a última missa dos festejos. Os principais pontos do roteiro de fé dos devotos, como a Casa dos Milagres e a Basílica de São Francisco, estavam ainda mais cheios e movimentados. Pagadores de promessa se destacavam entre a multidão, entrando chorando pela igreja ou ajoelhados. A novena realizada na Praça dos Romeiros, na noite do último sábado (15), reuniu cerca de 80 mil pessoas segundos os organizadores. Os fiéis seguravam velas, promovendo uma cena ainda mais encantadora.

O pároco e reitor do Santuário, frei Marconi Lins, destaca que o público dos dez dias de festa superou a expectativa inicial de 200 mil pessoas. “Ficou muito mais além do que a gente esperava. Vamos ver estes dias a questão exata do público. Mas foi uma festa intensa e repleta de romeiros”. Apesar das dificuldades, tanto as financeira como as provocadas pela seca, frei Marconi avalia a festa como positiva. “Apesar da questão financeira, a questão do inverno ruim, a dificuldade dos romeiros, a festa ficou dentro de nossas expectativas, daquilo que planejávamos transmitir, sobretudo o tema do compromisso com a questão ambiental. Essa mensagem foi passada e ficou muito viva no coração das pessoas”.

Amanhã o Diário do Nordeste traz uma matéria contando os detalhes do encerramento da festa. Não deixe de ler.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Nenhum comentário:

Postar um comentário