segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Santana do Cariri se prepara para romaria de Benigna Cardoso

Santana do Cariri se prepara para romaria de Benigna Cardoso

segunda-feira, 10 de outubro 2016

A comunidade católica de Santana do Cariri, na região do Cariri Oeste, se prepara para celebrar a 13ª romaria de Benigna Cardoso da Silva , jovem “mártir” de 13 anos que foi assassinada em 1941. O evento começa com uma moto romaria dia 15 de outubro e vai até o dia 24, quando será celebrada uma missa pelo bispo diocesano Dom Fernando.
Após sua morte, Benigna passou a ser invocada como Santa, visto que a mesma era bastante conhecida como pessoa cheia de Deus e diante da sedução de Raul seu algoz, ela não exitou: preferiu morrer para não ofender a sua religiosidade.

Diante do testemunho de graças alcançadas e as romarias que surgiram em homenagem a Benigna, a Diocese do Crato pediu ao Vaticano a beatificação da jovem. A beatificação é o primeiro passo para a canonização, processo pelo qual a Igreja reconhece oficialmente a fama e o testemunho de santidade de alguém que viveu e morreu heroicamente , marcado pelas virtudes cristãs.

O processo de beatificação de Benigna começou em 2011 e, desde de 2014, está na fase Romana (em Roma). A partir daí, a congregação para a causa dos santos já nomeou Benigna como Serva de Deus.
Segundo padre Paulo Lemos Pereira , pároco de Santana do Cariri, além da vasta documentação que a equipe diocesana entregou ao Vaticano através de Dom Fernando Panico, contendo testemunhos de contemporâneos de Benigna sobre sua santidade, relatos históricos sobre as virtudes da mesma e vários artigos de livros, revistas e jornais. Também em 2016, o Vaticano solicitou depoimentos (por parte de pessoas que viveram nas décadas de 40 a 80) de graças alcançadas e sobre a consciência popular do martírio de Benigna , para fortalecer ainda mais a certeza de que verdadeiramente o martírio da jovem é cristão. Segundo o religioso, isso é um bom sinal de que o processo está em andamento.

Programação
A programação da romaria ,como de costume , começa com uma moto romaria dia 15 de outubro, data do natalício de Benigna, e vai até o dia 24 , quando será celebrado 75 anos do martírio. Neste dia, a primeira missa ocorrerá às 9 horas no santuário de Benigna Cardoso, no bairro de Inhumas; 11 horas missa das flores, na Matriz de Nossa senhora Santana em Santana do cariri, e, a partir das 15 horas, concentração no bairro Inhumas seguida de caminhada até a Matriz, quando haverá uam solenidade presidida por Dom Fernando (Bispo Diocesano) e concelebrada por Dom Gilberto Pastana, bispo coadjutor, e sacerdotes convidados.
Na ocasião, a comunidade de Santana do Cariri fará homenagem a Dom Fernando por ter sido ele responsável por ter levado para Roma o pedido de beatificação . Esta romaria será a última que Dom Fernando presidirá como bispo diocesano já que em janeiro ele entregará o báculo a Dom Gilberto Pastana, informou o padre Paulo Lemos Pereira.

Devotos
O funcionário público José Macário de Lima frisa que a romaria é um ato histórico social e religioso muito significante para a comunidade religiosa de Santana do Cariri. “Basta lembrar que a nossa santinha já está chamando a atenção de muitas pessoas de fé, quem vem venerar e adorar esta serva de Deus em seu santuário no bairro de Inhumas”.
Já o estudante Matheus do Nascimento Alencar destaca que, devido a fé das pessoas, o evento atrai cada vez mais devotos, principalmente pelos milagres já alcançados. “Eu, mesmo, sou um devoto ardoroso e tenho muita fé em Benigna Cardoso. É tanto que sempre que posso participo das romarias e das missas em que é celebrada no bairro de Inhumas, em Santana do Cariri”, externou ele.

(com informações de Amaury Alencar)

NOVA LEI Com reforma, partidos poderão pagar multas em até 700 anos. As novas regras de parcelamento foram aprovadas junto com o projeto de reforma política.

por Estadão Conteúdo “É claro que (o parcelamento) é bom. Se não houver o parcelamento, nunca se paga essa dívida", declarou Clóvis ...