domingo, 28 de maio de 2017

PAU DA BANDEIRA Atrações animam a festa de Santo Antônio de Barbalha. Os festejos em homenagem ao santo casamenteiro começam no próximo sábado (27), com várias atrações em Barbalha, na Região do Cariri.


Além do carregamento do mastro da bandeira, bandas e cantores populares se apresentam publicamente nas ruas de Barbalha

A Festa de Santo Antônio de Barbalha, também conhecida comoFesta do Pau da Bandeira, é uma festividade popular anual da cidade cearense de Barbalha. Suas origens remontam ao ano de 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha,promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio. 

Desde então, o carregamento do mastro hasteamento da bandeira, em fins de maio e início de junho, marcam o início das festividades dedicadas ao santo (que se estendem até o dia 13 de junho, data em que é homenageado Santo Antônio de Lisboa), tendo adquirido um caráter carnavalesco que lhe distingue de outras celebrações similares na região do Cariri cearense.

Os encarregados pela derrubada, translado e hasteamento do mastro são seguidos de perto por uma multidão de foliões, que dançam ao som de banda cabaçais ou de outros ritmos. No percurso, o consumo de alimentos e bebidas alcoólicas é frequente, e os solteiros, em especial as mulheres, são incitados a tocarem no mastro, ou mesmo sentar-se nele e ingerir o chá de sua casca, a fim de conseguirem casamento.

O cortejo se encerra com o hasteamento da bandeira, em frente à Igreja Matriz de Barbalha, que é celebrado com preces e pirotecnia. 

Desde 1973, data em que o poder público municipal passou a explorar o potencial turístico da festividade,o evento tem atraído um número crescente de participantes. Para além do carregamento espontâneo do mastro, bandas e cantores populares se apresentam publicamente nas ruas da cidade entre o dia do cortejo até o dia 13 de junho, além de quadrilhas juninas e outras expressões artísticas.

A Festa de Santo Antônio 2017, terá programação de 4 dias de  noParque de Eventos com os mais variados estilos. No sábado (27)  terá a  Noite das Solteironas, com a participação de  Waldonis e também  Ítalo & Reno. No domingo (28), dentre as atrações da festa do Pau da Bandeira estarão Dorgival Dantas, Chambinho do Acordeon, Pra Xotiar, Solange Almeida, Santana e Forró Tapera, Caboclo Nordestino, Flávio Leandro e Alcymar Monteiro.

Confira a programação completa:

07/06 – Quarta-feira

Aviões do Forró

Solteirões do Forró

Eliane

Indio da Pisadinha

08/06 – Quinta-feira

Leo Santana

Jonas Esticado

Toca do Vale

Farra de Whisky

09/06 – Sexta-feira

Victor e Léo

Canina do Forró

Forró do Movimento

Patrícia Michely

10/06 – Sábado

Thiaguinho

Pablo

Felipão

Grupo Pura Novidade

© Diário do Nordeste

©Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.

HORÓSCOPO DO DIA 20 DE AGOSTO DE 2017

Áries 21/03 a 20/04 regente: Marte Sua força de vontade e habilidade social são intensificadas pela associação de Lua e Marte na quinta c...