sexta-feira, 28 de julho de 2017

FENÔMENOS NATURAIS Capitania emite alerta para ondas de até 4 metros e rajadas de vento no litoral. Navegantes em embarcações de pequeno porte devem evitar navegar nas áreas de impacto dos fenômenos.

A Capitania recomenda atenção redobrada quanto ao material de salvatagem, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.
( FOTO: Kid Júnior/Diário do Nordeste )

A Marinha, por meio da Capitania dos Portos do Ceará, emitiu um alerta sobre ventos fortes e mar grosso litoral do Nordeste, no trecho que vai de Natal a São Luís, a partir das 21h desta sexta-feira (28) até domingo (30), até as 21h.

 

De acordo com o comunicado, asondas poderão variar de 3 a 4 metros, além das rajadas de vento. Com isso, a Capitania recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nas áreas de impacto dos fenômenos. Além disso, o órgão afirma que é necessário ficar atento aos itens de segurança.

 

Temporada de ventos

 

No Ceará, a temporada dos ventos fortes no litoral tem auge nos meses de agosto e setembro. Entretanto, a percepção dos cearenses para a elevação das médias de velocidade e rajadaspode começar antes. Com o fim do período chuvoso alguns fatores influenciam na elevação da intensidade dos ventos.

 

Principalmente na faixa litorânea, já é possível sentir o vento mais forte desde o mês de julho. Em Fortaleza, por exemplo, a média de velocidade sobe de 9,5km/h em junho, para 11,5km/h em julho. Em agosto e setembro, os ventos são ainda mais intensos, com médias de 14km/h e 16,3km/h, respectivamente. Depois disso, até dezembro, as médias ficam na casa dos 14km/h. No segundo semestre todo, o litoral do Ceará pode registrar rajadas de vento de até 60km/h.

© Diário do Nordeste

©Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.

BOLETIM POLICIAL VALE DO JAGUARIBE - 18/12/2017: Homicídio a bala em Icapuí, prisão por roubo e apreensão por arma de fogo em Aracati.

Neste domingo, dia 17, por volta das 23h, na localidade de Santa Tereza, zona rural, PMs foram informados de que cerca de quatro indivíduos...