sexta-feira, 28 de julho de 2017

FENÔMENOS NATURAIS Capitania emite alerta para ondas de até 4 metros e rajadas de vento no litoral. Navegantes em embarcações de pequeno porte devem evitar navegar nas áreas de impacto dos fenômenos.

A Capitania recomenda atenção redobrada quanto ao material de salvatagem, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.
( FOTO: Kid Júnior/Diário do Nordeste )

A Marinha, por meio da Capitania dos Portos do Ceará, emitiu um alerta sobre ventos fortes e mar grosso litoral do Nordeste, no trecho que vai de Natal a São Luís, a partir das 21h desta sexta-feira (28) até domingo (30), até as 21h.

 

De acordo com o comunicado, asondas poderão variar de 3 a 4 metros, além das rajadas de vento. Com isso, a Capitania recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nas áreas de impacto dos fenômenos. Além disso, o órgão afirma que é necessário ficar atento aos itens de segurança.

 

Temporada de ventos

 

No Ceará, a temporada dos ventos fortes no litoral tem auge nos meses de agosto e setembro. Entretanto, a percepção dos cearenses para a elevação das médias de velocidade e rajadaspode começar antes. Com o fim do período chuvoso alguns fatores influenciam na elevação da intensidade dos ventos.

 

Principalmente na faixa litorânea, já é possível sentir o vento mais forte desde o mês de julho. Em Fortaleza, por exemplo, a média de velocidade sobe de 9,5km/h em junho, para 11,5km/h em julho. Em agosto e setembro, os ventos são ainda mais intensos, com médias de 14km/h e 16,3km/h, respectivamente. Depois disso, até dezembro, as médias ficam na casa dos 14km/h. No segundo semestre todo, o litoral do Ceará pode registrar rajadas de vento de até 60km/h.

© Diário do Nordeste

©Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VAGAS ​Oportunidade de Emprego​ ​(Limoeiro e Russas)​ 17/08/2017 5ª Feira

VAGAS ​ Oportunidade de Emprego ​ ​ (Limoeiro e Russas) ​ 17/08/2017   5ª Feira   📅