sexta-feira, 18 de agosto de 2017

S25 PROVISÓRIO Polícia vai registrar roubo de veículos com apenas uma ligação. Antes, dados de automóveis subtraídos só eram inseridos no sistema da Ciops após o registro do Boletim de Ocorrência (BO).

Além das câmeras da Ciops e da PRF, a medida também integra equipamentos do Detran/CE e AMC ( FOTO: Divulgação/SSPDS )

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) lançou um mecanismo para ajudar vítimas de roubo e furto de veículo. A partir de agora, com apenas uma ligação para o número 190 os dados das ocorrências serão inseridos nos sistemas da Ciops e do Alerta Brasil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por 72 horas. 

Chamada de ‘S25 Provisório’, a medida busca ajudar na recuperação dos veículos subtraídos em um tempo mais rápido. A iniciativa, que passou a valer na tarde dessa quinta-feira (17), já resultou na recuperação de uma motocicleta roubada. 

Medida não substitui o B.O.

“S25” é o termo utilizado na linguagem policial como sinônimo de “alerta”. O S25 Provisório deixa as Forças de Segurança em alerta sobre as ocorrências de roubo e furto de veículo antes mesmo de o procedimento ser registrado em uma delegacia de Polícia Civil, o que não era possível.

Antes, dados de automóveis subtraídos só eram inseridos no sistema da Ciops após o registro do Boletim de Ocorrência (BO). A nova medida busca acelerar as buscas pelo bem levado enquanto os trâmites legais são realizados. “O S25 Provisório facilita a recuperação dos veículos e contribui com o trabalho policial, na devolução do bem à vítima”, ressalta o coronel Aristóteles Coelho, coordenador da Ciops. 

Para acionar o serviço, basta ligar para o número 190 e repassar todas as informações sobre a ocorrência e o transporte que foi subtraído. A SSPDS informa que é imprescindível o registro do boletim, que vai garantir a devolução do objeto tomado ao devido proprietário. A nova medida busca colaborar com o procedimento policial e não substitui o B.O.

O compartilhamento das informações no Alerta Brasil, da PRF, permite o acionamento do sistema de videomonitoramento do órgão, utilizado em parceria com a SSPDS. Além das câmeras da Ciops e da PRF, a medida também integra equipamentos do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e, em processo de disponibilização, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). 

© Diário do Nordeste

©Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.

Cotar prende parte da quadrilha que explodiu agência do Bradesco em Novo Oriente

Dinheiro queimado, armas, munições e celulares foram apreendidos em poder dos acusados                                        A quadril...