quarta-feira, 20 de setembro de 2017

EM RELAÇÃO A TODO 2016 Apreensão de drogas cresce 90% em 2017. As polícias Civil e Militar deflagraram, ontem, a 'Operação Cangaço' e apreenderam uma carga com 170Kg de maconha.


Os tabletes de maconha prensada foram encontrados na carroceria de uma caminhoneta, de cor branca, interceptada pela Polícia Militar

por Emanoela Campelo de Melo / Antônio Rodrigues - Repórter / Colaborador


Márcio Alves Couto é natural do Estado de Minas Gerais. O suspeito trazia o carregamento de Governador Valadares e entregaria a maconha em Fortaleza

A quantidade de drogas apreendidas por Corporações vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em 2017, supera em 90% o total de entorpecentes retidos, em todo o ano de 2016, no Ceará. Conforme o balanço da Pasta, de janeiro a agosto de 2017 foram apreendidas cerca de 5,4 toneladas de drogas. Em todo o ano passado, as Polícias Militar e Civil retiraram de circulação 2,8 toneladas de entorpecentes.

O levantamento da SSPDS inclui crack, cocaína e maconha, sendo, esta última droga a mais retida. Só de maconha, as polícias apreenderam, neste ano, mais de cinco toneladas.

Interceptados

Durante a madrugada de ontem, mais um grande carregamento da droga foi localizado. Cerca de 170Kg de maconha foram interceptados pela Polícia Militar, no Município de Penaforte, na divisa dos Estados do Ceará e Pernambuco.

A 'Operação Cangaço', que contou com policiais militares e civis, tinha como objetivo combater o tráfico de narcóticos na área. Um homem natural do Estado de Minas Gerais, identificado como Márcio Alves Couto, foi preso em flagrante por estar em posse da droga.

Segundo a Polícia, o suspeito trazia o carregamento de Governador Valadares, em Minas Gerais. Nas proximidades do Posto de Fiscalização de Penaforte, uma equipe da Força Tática de Apoio (FTA) suspeitou do comportamento do motorista e o abordou. Na carroceria da caminhonete de cor branca conduzida pelo suspeito foi descoberta a droga embalada e dividida em tabletes, pesando cerca de um quilo cada um. Além da maconha, uma pequena quantidade de crack também foi encontrada no carregamento.

Autuação

O motorista foi conduzido até a Delegacia Regional de Brejo Santo (21ª Região) e disse, em depoimento à Polícia, que o carregamento pertencia a outro homem, que havia pago para que ele fizesse o transporte até Fortaleza. O nome deste homem não foi revelado. Márcio Couto foi autuado por tráfico interestadual de drogas e levado para a Cadeia Pública de Penaforte.

Esta foi a maior apreensão de drogas, neste ano, registrada na Região do Cariri. A Polícia Militar instaurou um inquérito para investigar o caso e descobrir o destino do carregamento.

Especializada

O acréscimo das retenções de drogas também se deve ao trabalho realizado pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD). Em agosto deste ano, a Especializada apreendeu de 600Kg de entorpecentes em duas operações, em Fortaleza.

Em 2017, a maior retenção de drogas realizada pelas vinculadas da SSPDS aconteceu em junho, quando policiais da DCTD apreenderam 1,2 tonelada de maconha prensada do Paraguai.

© Diário do Nordeste

©Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.

LIMOEIRO DO NORTE-CE​: Equipe Cão em ação realiza mais uma prisão na cidade.​

Após a ​ Equipe do FTA da PM ​ realizar a apreensão de um menor, com duas armas de fogo, munições, vários aparelhos celulares, e uma quanti...