quinta-feira, 28 de setembro de 2017

MUDANÇA TVs na Capital e RMF já estão funcionando com sinal digital. Cidades de Juazeiro do Norte e Sobral tiveram o sinal analógico prorrogado até o dia 28 de fevereiro de 2018.


Edson Queiroz Neto, superintendente do Sistema Verdes Mares, e Pádua Lopes, diretor superintendente do Diário do Nordeste, no momento do desligamento do sinal analógico em Fortaleza e Região Metropolitana
( FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES )

01:00 · 28.09.2017

O sinal analógico de televisão foi desligado em Fortaleza e cidades da Região Metropolitana, às 0h desta quinta-feira, durante a transmissão da final da Copa do Brasil, narrada pelo jornalista Luís Roberto de Múcio, nos estúdios da TV Verdes Mares. O desligamento é resultado de um processo de transição divulgado desde 2015, que abrange todo o Brasil, no qual os canais abertos de televisão passarão a transmitir suas programações exclusivamente através do sinal digital.

A emissora promoveu também ações alusivas ao desligamento do sinal analógico na noite de ontem, durante a partida entre Cruzeiro e Flamengo. Para envolver o público presente nos bares Boteco Praia e Carneiro do Ordones, foram realizadas partidas de quiz com perguntas sobre jogos. Os vencedores do game receberam brindes da emissora e tiveram seus nomes mencionados pelo narrador Luís Roberto.

Além da Capital cearense, o sinal da TV analógica aberta foi desligado em outras 14 cidades: Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

Para o superintendente do Sistema Verdes Mares, Edson Queiroz Neto, o momento marca uma nova era da televisão em Fortaleza e no Estado do Ceará. "O novo sinal traz melhorias de imagem e som, além de possibilitar a mobilidade e a interatividade. Com o sinal digital, os telespectadores poderão ver a imagem como ela realmente é, com os detalhes da alta definição".

O superintendente do Sistema Verdes Mares ressalta ainda que a mudança representa a modernidade chegando aos telespectadores. O Sistema Verdes Mares está sempre acompanhando o que há de novo, trazendo o melhor conteúdo jornalístico e de entretenimento. A vivência do nosso telespectador estará mais próxima da realidade", finaliza Edson Neto.

Segundo o diretor de Jornalismo da TV Verdes Mares, Marcos Gomide, a emissora já transmite conteúdo através do sinal digital desde 2009, mas agora estende esse benefício ao restante da audiência. "Uma parcela grande da população já assistia em alta definição, e esse número agora passa de 90% dos telespectadores", explica Marcos Gomide.

Em pesquisas realizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), referentes à porcentagem de digitalização nas cidades brasileiras, que estabelece um mínimo de 90% para que o desligamento seja feito, Fortaleza atingiu uma cobertura de 91%. Entretanto, Sobral e Juazeiro do Norte não alcançaram o requisito, com índices de 73% e 76%, respectivamente. Por conta disso, o desligamento nesses municípios foi adiado para o dia 28 de fevereiro de 2018.

O diretor de programação da TV Verdes Mares, Fábio Ambrósio, explica que, apesar das dificuldades, o processo de divulgação do desligamento do sinal analógico vem sendo realizado continuamente há mais de um ano. "Foram mais de 100 mil kits entregues nas cidades pra quem era dos programas sociais do Governo. É muito importante que as pessoas, além de receberem o kit, façam a instalação. Não adianta nada pegar o kit e não instalar. Por isso que a gente fez a patrulha digital, indo na casa das pessoas, incentivando a instalação do kit. A ONG Seja Digital fez a sua parte também, com a instalação premiada, incentivando a população. Infelizmente, têm áreas que ainda são muito cobertas por parabólica, e isso dificulta o nosso trabalho", afirma Fábio Ambrósio. O diretor de programação destaca ainda que "esse processo todo é para que a frequência que é utilizada hoje pelas emissoras de TV abandone essa faixa, para que o 4G tome o lugar. Um 4G de melhor qualidade e que vai melhorar pra todo mundo, inclusive a questão da mobilidade".

Quem ainda não garantiu o kit para acessar o sinal de TV digital e é beneficiado por algum programa social ainda pode solicitar o conversor e antena UHF, através do site sejadigital.Com.Br ou pelo telefone 147.

No site, o cadastro poderá ser localizado através do CPF ou do Número de Identificação Social do solicitante, que deve ser o titular do benefício.

© Diário do Nordeste

©Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.

Jovem morre vítima de acidente em Ibicuitinga

     Jovem morre vítima de acidente em Ibicuitinga Segundo informações da Polícia Militar, por volta de 5h da manhã deste domingo (10...