segunda-feira, 11 de setembro de 2017

NO BAIRRO DE FÁTIMA Presos serram grades e fogem de complexo de delegacias durante rebelião. Detentos conseguiram fugir do Complexo de Delegacias Especializadas (Code) na madrugada desta segunda-feira. SSPDS só confirma quatro fugas.

Uma rebelião de presos na madrugada desta segunda-feira (11), entre 2h e 2h30, terminou com a fuga de 16 detentos do Complexo de Delegacias Especializadas (Code), localizado no bairro de Fátima, informou o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol-CE). A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS-CE) só confirmou, até o momento, quatro fugas

Conforme o Sinpol-CE, os presosserraram as grades e conseguiram escapar durante a rebelião, que foi contida após um reforço ter sido chamado. Ainda durante a madrugada, os policiais precisaram atirar para cima para conseguirem conter os presos durante o tumulto. De acordo com o presidente do sindicato, Francisco Lucas Oliveira, o incidente não surpreendeu, já que há uma superlotação no Code e baixo efetivo policial.

"Faz muito tempo que reclamamos do excesso de presos no Code, que só tem capacidade para 50 detentos, mas estava com aproximadamente 150 no momento da rebelião. Além disso, apenas dois policiais ficam responsáveis por guardarem o local. É uma situação que não surpreende, infelizmente", ressalta o presidente do Sinpol-CE.

Ainda segundo Francisco Lucas, apesar do tumulto, nenhum agente ficou ferido. Conforme diz, os presos chegaram a jogar pedras contra os agentes durante a rebelião, mas os policiais conseguiram contê-los, apesar de não terem conseguido evitar a fuga. "O ideal é que não tivesse nenhum preso no Code, já que não é um complexo penitenciário. É um risco para quem mora no entorno do local, que é uma área residencial", comenta.

Polícia procura foragidos

Em nota, a Polícia Civil informou que está realizando buscas à procura dos foragidos do Code. Na ocasião, diz, "alguns detentos conseguiram escapar e outros tiveram a ação frustrada por policiais que estavam no local e que contaram com o apoio de equipes da Unidade Tático Operacional (UTO) da Divisão Antissequestro (DAS)".

A Polícia Civil também afirmou que a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) está realizando os procedimentos necessários no Code. Uma recontagem e chamada nominal dos detentos está sendo feita para se chegar ao número de fugitivos. A Polícia Civil informa ainda que está em contato com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) a fim de pleitear novas vagas no sistema prisional.

© Diário do Nordeste

©Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.

HORÓSCOPO DO DIA 24 DE SETEMBRO DE 2017

Áries 21/03 a 20/04 regente: Marte Os aspectos que Lua e Mercúrio formam entre as oitava e sexta casas indicam um dia positivo para aprov...