quinta-feira, 21 de setembro de 2017

OPERAÇÃO DA DRFVC Presa a quadrilha que tentou resgatar 'Alemão'. As cinco pessoas capturadas são integrantes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

por Emanoela Campelo de Melo - Repórter

Jorge Luís de Oliveira é apontado como um dos homens que esteve na penitenciária auxiliando o resgate Francisco Diego Paula da Silva contou à Polícia que os fuzis do bando estão com outros integrantes Anderson da Silva também é suspeito de participar, diretamente, da tentativa de soltura de 'Alemão' A mulher identificada como Ricassia Ferreira Nobre tem 24 anos de idade e não tinha antecedentes criminais A suspeita Antônia Vitoria Bezerra Matias, de 20 anos de idade, não tinha passagens pela Polícia

Parte de uma quadrilha interestadual responsável por tentar resgatar da Penitenciária de Pacatuba o líder do furto ao Banco Central, Antônio Jussivan Alves dos Santos, o 'Alemão', foi presa pela Polícia Civil. Francisco Diego Paula da Silva, Jorge Luís de Oliveira, Anderson da Silva, Antônia Vitória Bezerra Matias e Ricassia Ferreira Nobre foram capturados em um condomínio residencial na Praia do Icaraí, localizada em Caucaia.

Conforme a Polícia Civil, Anderson da Silva e Francisco Diego estiveram na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, no Município de Pacatuba, na madrugada do dia 8 de agosto de 2017, auxiliando na fuga de 'Alemão', que acabou sendo frustrada por agentes penitenciários e policiais militares. Os outros três capturados teriam participado indiretamente da ação criminosa. Todos, supostamente, integram a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Em coletiva de imprensa realizada ontem, o titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), delegado Fernando Cavalcante, afirmou que foram encontrados com o bando duas pistolas calibre ponto 40, munições de fuzil AK-47, um revólver calibre 38, um colete balístico, uma dinamite, uma granada, vários aparelhos celulares e um veículo Celta roubado e com placas clonadas.

Cavalcante ressaltou que o bando já vinha sendo investigado há três meses por roubos de cargas e veículos. No último dia 12, outro integrante da quadrilha, identificado como Mário Anderson Ferreira da Mota, havia sido preso e, com recebimento de novas informações, a investigação pôde ser aprofundada. "No celular de um deles foi encontrada uma conversa falando que naquela madrugada seria o resgate do 'Alemão'. Nenhum deles falou detalhes sobre essa tentativa de resgate, não disseram quanto e o que ganhariam com a ação. O máximo que disseram é que chegaram a jogar a escada para liberar o 'Alemão', mas quando começou o tiroteio, com a Polícia Militar e agentes penitenciários, fugiram", contou o titular da DRFVC.

Roubos

A Polícia Civil afirmou que a quadrilha presa está envolvida em ataques a agências bancárias no Estado do Ceará. De acordo com Fernando Cavalcante, os capturados são responsáveis pela explosão de um banco na Cidade de Assaré, em junho deste ano. O bando estaria se preparando para atacar, nos próximos dias, uma agência em Arneiroz."A nossa investigação também aponta que eles estavam prestes a matar desafetos em Morada Nova. Para o assalto em Arneiroz seriam utilizados quatro fuzis. O colete balístico que apreendemos foi tomado de assalto nos Correios de Redenção. De 2016 para cá, as ações deles se intensificaram. Já roubaram cargas de eletrodomésticos, frangos e combustíveis. Também estavam com outro carro roubado, um Corolla, que já havia sido abandonado", disse o delegado.

Segundo Fernando Cavalcante, os líderes da quadrilha interestadual são Francisco Diego Paula da Silva e Jorge Luís de Oliveira. A Polícia teve acesso a fotos em que Francisco Diego aparece segurando fuzis. O delegado afirmou que, em depoimento, o suspeito contou que o armamento de grosso calibre está com outra parte do bando.

Ainda conforme a Polícia Civil, há, pelo menos, outros 10 integrantes da mesma quadrilha soltos. Sobre a continuidade da investigação, o titular da DRFVC contou que o trabalho será compartilhado com a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).

© Diário do Nordeste

©Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.

CADEIA PÚBLICA Presos de Guaraciaba do Norte poderão ter pena reduzida por meio da leitura. Segundo decisão da titular da Comarca do município, a leitura contribui no processo de reinserção social.

Além de realizar a organização do trabalho, os presos deverão se limitar ao conteúdo do livro recebido por eles ( Foto: divulgação/TJCE )...