segunda-feira, 2 de outubro de 2017

ATAQUE Sobe para 58 os mortos e 515 feridos no tiroteio de Las Vegas; EI reivindica autoria. Grupo radical afirma que autor de disparos se converteu ao Islã há alguns meses; presidente americano fala em "ato de pura maldade".


Ataque deixou 58 mortos e outros 515 feridos

por AFP


Donald Trump visitará Las Vegas na quarta-feira (4) para se encontrar com a polícia e as famílias das vítimas ( Foto: Mandel Ngan / AFP )

A Polícia de Las Vegas informou nesta segunda-feira (2) que aumentou para 58 o número depessoas mortas no tiroteio durante um show de country em Las Vegase que outras 515 ficaram feridas.

"O número de pessoas que morreu associadas com este evento aumentou. Agora estamos trabalhando com o número de 58", informou o xerife de Las Vegas, Joseph Lombardo.

LEIA MAIS

> Ataque em Las Vegas deixa pelo menos 50 mortos e mais de 400 feridos
> Autor de disparos em Las Vegas é encontrado morto

Veja o momento dos disparos:

Estado Islâmico reivindica autoria

O grupo Estado Islâmico (EI)reivindicou nesta segunda-feira o tiroteio em Las Vegas, afirmando que seu autor, um americano sexagenário, se converteu ao Islã há alguns meses.

"O autor do ataque de Las Vegas é um soldado do Estado Islâmico, e realizou uma operação em resposta" aos apelos da organização de atacar país envolvidos na luta contra o EI, indicou o Amaq, órgão de propaganda do EI, sem que se tenha confirmado ainda essa afirmação.

O atirador, identificado comoStephen Craig Paddock, de 64 anos, estava posicionado em um hotel adjacente ao local onde ocorria o show ao ar livre. Eleaparentemente cometeu suicídioantes que a polícia o alcançasse.

"O autor do ataque de Las Vegas se converteu ao islamismo alguns meses atrás", disse Amaq, em uma segunda declaração conjunta na rede social Telegram.

Na quinta-feira, o líder do EI Abu Bakr al-Baghdadi pediu, após um longo período de silêncio, que seus combatentes na Síria e no Iraque resistissem e clamou por novos ataques aos "inimigos" do grupo.

Assim, chamou "os soldados do califado e os heróis do Islã" a prosseguir sua "jihad" (guerra santa) e seus ataques. "Travem a guerra contra o seu inimigo (...) em todos os lugares". 

Uma coalizão internacional liderada por Washington intervém militarmente no Iraque e na Síria em apoio às forças locais que lutam contra os jihadistas do EI.

 

Uma publicação compartilhada por Diário do Nordeste (@diariodonordeste) em Out 2, 2017 às 5:30 PDT


Trump denuncia ato de 'pura maldade'

O tiroteio foi um "ato de pura maldade", afirmou nesta segunda-feira (2) o presidente americanoDonald Trump, que também anunciou que visitará essa cidade na quarta-feira (4).

"Ontem à noite, um atirador solitário abriu fogo contra uma multidão em um show de música country em Las Vegas, Nevada. Ele assassinou brutalmente mais de 50 pessoas em um ato de pura maldade", declarou o presidente em um pronunciamento à nação a partir da Casa Branca.

Trump acrescentou que visitará Las Vegas na quarta-feira para se encontrar com "a polícia, aqueles que deram a primeira resposta, e com as famílias das vítimas".

Em um discurso sombrio que leu no teleprompter, Trump fez um apelo para fortalecer "os laços que nos unem, nossa fé, nossas famílias e nossos valores".

"Eu sei que estamos procurando algum tipo de significado no caos, algum tipo de luz no escuro. As respostas não são fáceis", acrescentou.

Em sua declaração, o presidente não mencionou o nome do acusado dos disparos, Stephen Paddock, nem fez alusão ao fato de que um órgão de propaganda do grupoEstado Islâmico reivindicou o ataque.

Poucos momentos depois, a Casa Branca emitiu uma proclamação presidencial determinando que as bandeiras fossem içadas a meio mastro na sede presidencial e nos prédios públicos até 6 de outubro, em homenagem às vítimas do tiroteio.

© Diário do Nordeste

©Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.

BOLETIM POLICIAL VALE DO JAGUARIBE - 19/10/2017: Roubo de veiculo em Tabuleiro do Norte

Conforme informações da Policia Militar, nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, no Sítio Barrinha, zona rural, por volta das 19h30min, foi ...