quarta-feira, 25 de outubro de 2017

REDE PÚBLICA Ceará supera média nacional em exame de alfabetização. No Nordeste, o Estado ocupa o primeiro lugar na escala de Escrita, Leitura e Matemática.



O Ceará é o primeiro estado nordestino no Nível 4 de disciplina (nível máximo), com 31,28%. Em segundo lugar está Pernambuco (16,7%), seguido do Piauí (13,34%). ( Foto: Arquivo )

O Ceará superou a média brasileira em Leitura, Escrita e Matemática das crianças que estavam matriculadas no 3º ano do ensino fundamental da rede pública. Além disso, o Estado obteve os melhores resultados do Nordeste. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (25), com base nos resultados finais da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2016. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) organiza os resultados em uma escala que vai de 1 a 4 em Leitura e Matemática e até 5 em Escrita. Trata-se de uma avaliação censitária.

No Nordeste, o Estado ocupa oprimeiro lugar na escala de Escrita, em que 70,7% das crianças estão no nível suficiente. Em 2014, esse número era de 61%. Conforme a avaliação realizada em 2016, a Região ficou com 49,1% e o Brasil, 66,15%. 

Em relação às competências de Leitura, de acordo com a avaliação, na região Nordeste, o Ceará é o que o apresenta o maior percentual nonível máximo (19,25%), sendo oterceiro lugar do Brasil neste nível. Em primeiro lugar, está Minas Gerais (23,29%) e, em segundo, Santa Catarina (19,35%). Ademais, 54,76% dos alunos cearenses estão em condições consideradas adequadas em leitura, enquanto o Nordeste alcançou 30,85% e o Brasil 45,27%.

Matemática

A Matemática não ficou de fora: o Ceará é o primeiro estado nordestino no Nível 4 de disciplina (nível máximo), com 31,28%. Em segundo lugar está Pernambuco (16,7%), seguido do Piauí (13,34%).

Além disso, ainda em Matemática, um percentual de 51,72% de crianças estão em uma situação adequada. Em 2014, o percentual era de 49%. Neste mesmo nível, em 2016, o Nordeste está com 30,54%, enquanto o Brasil com 45,53%. 

A análise demonstra que as crianças cearenses avaliadas conseguem ler palavras complexas e localizar informações explícitas em textos curtos; reconhecer a finalidade de texto como convite, cartaz, receita, entre outros. 48 mil escolas da rede pública foram avaliadas, sendo 105 mil turmas escolares, 2,1 milhões de alunos em leitura e escrita e 2,2 milhões de alunos em Matemática. 

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por taboola 

    

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