sábado, 23 de dezembro de 2017

Camilo promete transformar Ceará em modelo de Segurança Pública para o Brasil

SIRENE ABERTA Fernando Ribeiro

“Tenho absoluta certeza que a médio ou longo prazo nós seremos modelo de Segurança Pública para o país”. A declaração foi feita pelo governador Camilo Santana (PT) durante seu discurso na solenidade de promoção de 1.847 policiais e bombeiros militares, realizada na manhã de ontem (21), no Centro de Eventos do Ceará.

Santana  fez um resumo das iniciativas do governo do estado na área da Segurança Pública nos últimos três anos. Falou da contratação de efetivo, da compra de helicópteros e viaturas, armamentos e munições, e falou também sobre a grave crise de violência que está dominando o estado. “Temos um Plano de Segurança”, disse ele. Mas advertiu: “Não vamos resolver o problema da Segurança somente contratando mais policiais. Temos que trabalhar na prevenção (às drogas), fortalecer a Educação (citou as escolas de  tempo integral), criar espaços para os jovens (falou do projeto das Areninhas), mas chamou a atenção do compartilhamento de responsabilidades.

MÉDIA DO NORDESTE???

Camilo  Santa disse ter sentado à mesa com representantes do Judiciário, do Ministério Público e citou que a questão da Segurança também tem que ter a participação do Município. Para Camilo, sozinho, o governo não vai solucionar a criminalidade e a violência. Sobre o Plano Estadual de Segurança Pública (que não foi ainda levado ao conhecimento público) ele alega ter contratado “o que tem de melhor no país”, citando os responsáveis pelo Fórum Nacional de Segurança Pública. Fechando seu discurso, Camilo bateu num assunto polêmico. Garantiu que está pagando a “Média do Nordeste” para todos os servidores da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.  Há quem conteste tal informação.

NOVA DANÇA DE CADEIRAS NA PC

Após duas operações da Polícia Federal, Justiça e do Ministério Público que culminaram em prisões, conduções coercitivas e afastamentos do cargo, envolvendo integrantes da Polícia Civil do Ceará, a instituição passa por uma nova “dança das cadeiras”.  Delegados titulares de distritais e  especializadas estão entregando seus cargos por iniciativa própria ou sendo removidos por determinação da cúpula da corporação. Começou pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), onde o titular, delegado Raphael Vilarinho, entregou o cargo dizendo estar sendo pressionado pela família para tomar tal decisão. Para completar a “tempestade” na Polícia Civil, um escrivão do 7º DP (Pirambu) foi preso em flagrante com um carro com placas clonadas.

CANDIDATOS DESISTIRAM

Coincidência ou não, a atual situação na Polícia Civil do Ceará, desprestigiada pelo governo estadual e vários de seus membros investigados por crimes diversos como corrupção e tráfico de drogas,  a convocação de aprovados no último concurso sofreu uma baixa. O governo chamou 630 candidatos para iniciarem o Curso de Formação Profissional na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A surpresa foi o alto número de faltosos. Desinteresse? Desestímulo? A demora na convocação levou muitos candidatos que estavam no cadastro de reserva a procurar outro trabalho. Muitos fizeram concursos em outros estados e em outras instituições e abandonaram o sonho de entrar para as fileiras da Polícia Civil do Ceará.  Para as classes de inspetor e escrivão tem ainda o componente dos baixíssimos salários que são pagos pelo governo do Ceará a esses profissionais da Segurança.  Assim, dia a dia, a Polícia Judiciária do Ceará vai sendo desmontada.

SEGURANÇA NOS BAIRROS

O Plano Municipal de Proteção Urbana (PMPU) começa a sair do papel e do planejamento. Nesta sexta-feira (22) entra em processo de teste a primeira unidade do sistema que promete levar mais segurança para vários bairros periféricos da Capital cearense. Será no Jangurussu, onde foi erguida a primeira Torre de Segurança blindada e que vai abrigar uma central de monitoramento eletrônico e o comando das operações da Guarda Municipal de Fortaleza e da Polícia Militar. As duas instituições atuarão juntas para policiar o perímetro de cada uma das células de proteção urbana.  Depois do Jangurussu, a próxima comunidade beneficiada com o programa será as Goiabeiras, na Barra do Ceará. As duas células começam a funcionar em janeiro de 2018. Nos meses seguintes, serão implantadas as torres nos bairros Canindezinho, Vila Velha e Edson Queiroz (Dendê).

RECORDE HISTÓRICO DE ASSASSINATOS

Não há mais o que discutir. O Ceará vai fechar o ano de 2017 com o recorde histórico de 5 mil assassinatos. Os números de homicídios no estado entre janeiro e novembro já somavam aproximadamente 4.600 crimes. Com os registros dos 20 dias iniciais de dezembro, os números avançaram e nesta sexta (22), já contabilizavam 4.995 assassinatos, faltando, portanto, apenas mais cinco casos para chegar à marca dos cinco mil. A projeção matemática, baseada na média diária de 14 homicídios, revela que o ano terminará com algo em torno de 5.150 a 5.200 Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs).  Reverter o quadro é a tarefa e o desafio das forças de Segurança Pública para 2018, ano de eleições. Não há dúvidas de que a oposição vai “pintar e bordar” com essa estatística para tentar minar a intenção de Camilo Santana de continuar no comando do Abolição.  O bombardeio já começou na TV.

FORROZEIRA E MADRINHA NA PM

O “mico” da semana na Segurança Pública aconteceu quando a cantora de forró Solange Almeida foi convidada para ser a “rainha” (?) do Batalhão de Choque (BPChoque) na solenidade de promoção de policiais e bombeiros militares, realizada na quinta-feira (21) no Centro de Eventos do Ceará. Solange apareceu com um modelito a estilo militar e até usou uma boina vermelha do BPChoque. Foi cumprimentada pelo governador e demais autoridades presentes ao ato solene. A tropa, porém reagiu. Além de não ter sido consultada a respeito, não aceitou a indicação, pois preferia que a homenagem fosse uma indicação sua. Nem mesmo o comandante do batalhão tinha conhecimento do assunto. Afinal de contas, o que a forrozeira fez para ganhar tal título? Além disso, Solange Almeida é alvo de uma investigação em curso pela Polícia, Justiça e Receita federais por sonegação de impostos e enriquecimento ilícito. O caso ganhou espaço nas redes sociais.

E TEM MAIS !!!

* A Prefeitura Municipal de Fortaleza promete realizar neste ano o maior Réveillon do País. E o aparato de segurança na orla marítima também deverá ser ampliado, com mais homens e equipamentos, como câmeras de vídeo-monitoramento. O plano operacional já está sendo finalizado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

* O combate às fraudes contra o seguro DPVAT levou a Polícia a prender uma quadrilha na cidade de Itapajé  (a 154Km de Fortaleza). Estelionatários usam documentos falsos para forjar acidentes e receber ilegalmente  o benefício. Esse golpe parece não ter fim no país.

* Força Nacional de Segurança (FNS) realiza, no momento, 16 operações  em 10 estados. Nesta quinta-feira (21), o governo federal autorizou o deslocamento de mais uma tropa para Natal (RN), onde as polícias Civil e Militar deflagraram greve por falta do pagamento de salários.

* A Guarda Municipal da cidade de Pacajus vai ganhar uma nova sede e está sendo revitalizada após o afastamento do prefeito Flanky Chaves (PP). O atual chefe do Executivo, Bruno Figueiredo (PMB), decidiu reorganizar a instituição para combater  o crime no Município.

* O descalabro continua: para cada preso internado no IJF-Centro são destacados dois policiais militares para realizar a escolta do paciente. No começo desta semana, 64 PMs foram tirados do policiamento das ruas de Fortaleza para vigiar no hospital 32 bandidos doentes.

* Entregue nesta sexta-feira (22), nas vésperas do Natal, o novo helicóptero da frota da Ciopaer, comprado na Alemanha. A aeronave já começa a operar neste feriadão, podendo ser utilizada em operações policiais, socorro a vítimas de acidentes  e emergências médicas.

* Segundo a PRF, neste ano 34 pessoas morreram em acidentes nas rodovias federais (BRs) que cortam o Ceará. Outras 449 ficaram feridas. A corporação registrou 485 acidentes, sendo 124 considerados graves. A BR-116, ou Rodovia Santos Dumont, é a recordista em sinistros.

* Entre os oficiais promovidos nesta quinta-feira (21) na Polícia Militar, está o porta-voz da corporação, o então tenente-coronel (agora, coronel) Andrade Mendonça, oficial dedicado ao trabalho, muito preparado e sempre atencioso às demandas da Imprensa. Parabéns!!!

 E A PERGUNTA DO DIA: Você já fez a revisão em seu carro antes de pegar a estrada neste feriadão de Natal???

Jornalista Fernando Ribeiro

BOLETIM POLICIAL VALE DO JAGUARIBE - 18/01/2018: Invasão a residencia e roubo em Russas e furto em residência em Limoeiro do Norte

Conforme informações da Policia Militar, nesta quarta-feira, dia 17, por volta das 07 horas, numa Fazenda localizada na comunidade de Açude...