sábado, 9 de dezembro de 2017

TRÊS RECAPTURADOS Cerca de 20 detentos fogem da Cadeia Pública de Pacajus, na RMF. Em imagens feitas por moradores locais, é possível ver homens escapando pelo telhado do local, em plena luz do dia.


Em um vídeo feito por pessoas que passavam próximo ao local no momento da ação, é possível ver diversos detentos correndo pelo telhado do prédio e pulando o muro
( Foto: VCrepórter )

Moradores de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram surpreendidos por uma fuga em massa na Cadeia Pública do município, na manhã deste sábado (9), quando 20 presos, conforme a Polícia Militar, escaparam em plena luz do dia. Em um vídeo feito por pessoas que passavam próximo ao local no momento da ação, é possível ver diversos detentos correndo pelo telhado do prédio e pulando o muro, mesmo cercado, para conseguirem escapar.

De acordo com agentes penitenciários da unidade, os detentos quebraram uma estrutura de concreto do corredor que dá acesso ao banho de sol e fugiram pelo telhado. Segundo a Polícia Militar, dos 20 detentos que fugiram, três já foram recapturados e diligências continuam na região em busca dos outros presos. 

O secretário de Segurança de Pacajus, Armando Vidal, justifica a situação afirmando que a falta de infraestrutura na Cadeia Pública do município é um dos fatores que mais contribuem para este tipo de ocorrência. Segundo ele, o local registra, em média, uma ação de fuga por mês. Em outubro último, por exemplo, 19 detentos escaparam da cadeia após serrarem as grades das celas.

"Só há cinco celas e a capacidade oficial é para 15 detentos, mas, neste sábado, havia 33 presos no local", informou o secretário. Segundo ele, a Prefeitura de Pacajus já solicitou à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) a desativação da cadeia, mas, até o momento, não foi atendida.

Ainda conforme Armando Vidal, nesta segunda-feira (11) haverá uma reunião com a titular da Sejus, Socorro França, para tratar sobre o assunto. Segundo a Prefeitura de Pacajus, a ideia é que os detentos sejam transferidos para outro local e o equipamento seja transformado em uma Delegacia da Mulher.

A reportagem tentou contato com a Sejus, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno. 

Três já foram recapturados

Após a fuga deste sábado, um dos presos que conseguiram escapar foi recapturado próximo ao Hospital Regional de Pacajus. Outros dois também já foram presos pelas forças de segurança. Conforme a Prefeitura de Pacajus, a Polícia Militar e a Guarda Municipal estão realizando buscas intensivas para localizar o restante.

© Diário do Nordeste

©Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.